Campanha Contra o Aborto x Legalização do Aborto

Barriga-de-grávida-600x392

Oi Gente…

Demorei pra falar do tão polêmico tema que rondou as redes sociais essas últimas semanas né?  Mas hoje me senti preparada para falar.

Sei que vai ter gente super a favor, mas sei também que muitas opiniões serão contrárias a minha. Mas vale ressaltar que essa é minha opinião. Não é uma verdade absoluta. É somente o que eu acho.

Para quem não sabe e não está dentro desse meio virtual, tudo começou com uma campanha contra o aborto, em que algumas mamães colocaram fotos de suas barrigas de grávida, se dizendo contra o aborto. De repente, veio uma avalanche de pessoas se dizendo contra à campanha, afirmando que é uma campanha sem propósito e que eram a favor da legalização do aborto.

Esse post não tem como objetivo falar da legalização ou não do aborto e sim das campanhas como um todo. Mas preciso dar uma pincelada sobre o que eu acho e do que eu vi por aí.

Muita gente se diz a favor da legalização do aborto e os principais argumentos citados me pareceram infundados e coloco abaixo algumas questões para pensarmos:

Argumento 1 – Países de primeiro mundo já legalizaram o aborto – Na minha opinião, não tem como impor leis de primeiro mundo no Brasil. Somos bem diferentes. Para começar, já foi comprovado em pesquisas que aqui no Brasil, a maioria das pessoas que fazem uso do preservativo, fazem somente para prevenir uma gravidez indesejada e não para prevenir doenças. Isso pra mim já mostra como não estamos preparados para isso.

Argumento 2 – Mulheres morrem em clínicas clandestinas de aborto. Se legalizar isso não acontecerá mais – Gente, não estamos na Suíça. E o que dizer de mulheres que resolvem encarar uma gravidez, por mais difícil que ela seja, resolvem ter seus filhos e acabam morrendo na porta de hospitais, simplesmente por não ter médicos e nossa saúde ser caótica? Mulheres continuarão morrendo ao fazer um aborto.

Argumento 3 – O corpo é da mulher. Ela que deve decidir o que é melhor pra ela – E quem vai decidir pela vida gerada dentro dela?

Argumento 4 – O aborto deve ser legalizado, pois as mulheres não vão deixar de fazer – Isso não é justificativa. Beber e dirigir é crime. Muitas pessoas continuam fazendo. Vamos liberar a bebida na direção? Legalizar por causa disso ao meu ver não é a saída e sim a educação e conscientização.

Não quero mostrar aqui o que é certo e errado. Quero mostrar a nossa realidade e o que temos na nossa realidade no Brasil é que o aborto não é legalizado. Fazer um aborto hoje é sim contra a lei. Fazer um aborto hoje no Brasil é sim um crime, portanto, achei super sensata a campanha.

É uma campanha de conscientização em que diz: “Olha mamães. Fazer um aborto hoje é crime. Portanto não façam, pois vocês terão que arcar sozinhas com as consequências físicas e psicológicas que esse ato irá causar”.

Se amanhã, ou depois ou daqui há dez anos vir a ser legalizado, aí discutiremos isso.

Dizer que é contra o aborto, mas a favor da legalização ao meu ver, tirou o foco da campanha.

Isso pode ser tratado como uma outra campanha, para um público totalmente diferente.

Isso não ajuda em nada às mamães que estão passando por essa situação e estão na dúvida. O que temos dizer para elas é: “Não façam”.

E hoje, com a nossa realidade, e sendo o aborto contra a lei: EU SOU CONTRA O ABORTO.

Quero deixar claro que essa é minha opinião e não trato aqui casos de estupro e má formação do feto que possuem leis específicas.

Deixe um comentário