Eczema Atópico – O que é? e Como prevenir?

Oi Meninas, tudo bem?

Esses dias, ainda no finalzinho do carnaval, a Bela apareceu com a pele do tronco e das costas toda áspera devido a umas bolinhas. Essas bolinhas não eram vermelhas. Eram da cor da pele, como se os poros estivessem arrepiados, assim como quando ficamos com frio. Não coçavam muito, somente o bumbum que estava em contato com a fralda.

No começo achei que eram simples brotoejas, já que aqui está muito quente e a Bela passou o carnaval todo com roupa de princesa (roupas lindas, mais insuportavelmente quentes.)

Passaram-se dias e nada de melhorar. Coloquei pomadinha para irritação na pele e nada….passei maizena e nada. Enfim, resolvi mandar uma mensagem para pediatra com uma foto e foi aí que ela detectou: ECZEMA ATÓPICO. 

482566ebe78d164fb3c89ad5e02e2195

Mas afinal, o que é o ECZEMA ATÓPICO?

O eczema atópico é um tipo de dermatite. É definido como uma inflamação crônica de pele, não contagiosa, que apresentam erupções, coçam e podem vir a descamar.

Não sabe-se a causa, mas especialistas afirmam que a causa é genética e podem estar ligadas a outras doenças como rinite, asma e bronquite por exemplo.

Fatores de risco

Alguns fatores contribuem para o aparecimento do eczema, como:

  • Alergia a mofo, ácaros e animais;
  • Contato com materiais ásperos;
  • Contato com algumas substâncias como: poeira, conservantes, fragâncias ou corantes de sabontes, produtos de limpeza e sabão em pó nas roupas;
  • Tecidos sintéticos em contato muito tempo com a pele;
  • Ambiente seco;
  • Calor e transpiração.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: pele seca, com o surgimento de erupções e coceira.

Tratamento

De acordo com o site do Dr. Dráuzio Varella, o tratamento deve começar com os cuidados com a pele, evitando banhos demorados e quentes, com pouco uso do sabonete e passar cremes hidratantes.

O médico também pode receitar pomadas para serem passadas no local à base de corticóide ou anti-histamínicos tomados via oral. Que foi o que a médica passou para Bela.

Prevenção

A melhor forma de proteção é manter a pele hidratada e arejada, além de:

  • Tomar banhos rápidos e não muito quente, usar pouco sabonete e passar hidratante na pele;
  • Usar roupas leve, preferindo roupas de algodão;
  • Evitar os fatores de risco citados acima.

Meninas, é muito Importante que assim que os primeiros sintomas forem detectados, procurar um médico, pois as escoriações da pele podem servir de porta de entrada para bactérias e piorar o quadro, fazendo com que o bebê precise entrar no antibiótico.

2 comentários sobre “Eczema Atópico – O que é? e Como prevenir?

  1. Fernanda

    Nossa meu filho está exatamente assim, ja tinha procurado varios relatos na internet nao achei nenhum semelhante, seu post me ajudou muito, obrigada por dividir.

  2. Bira

    Meu filho apresentou este quadro, a dermato passou uma pomada e um hidratante dermatológico muito caro, porém ela diz que os hidratantes comuns não são ideais para isso.. Tomara que funcione.. No princípio nem dei importância mais agora vejo que é muito sério…

Deixe um comentário