A importância das férias para pais e filhos

ferias...

Final de ano está aí e junto com ele as férias. Para quem não tem férias, pelo menos uns “diazinhos” entre natal e ano novo para poder curtir os filhotes.

Estava eu aqui fazendo o roteiro da nossa viagem e me dei conta de como é importante termos esses momentos com nossa família.

Hoje em dia com a vida corrida que eu levo (e a grande maioria), eu tenho a sensação que sempre poderia ter dado mais de mim para Bela. É uma sensação eterna. Todo dia acordo falando: Hoje vai ser diferente, mas nem sempre consigo.

Que mãe nunca se sentiu um pouco frustada pensando: hoje eu poderia ter trabalhado menos, hoje eu poderia ter dado mais atenção, hoje eu poderia ter sentado e brincado com meu filho?

Tem dias que tudo dá muito certo e nós ficamos com sensação de dever cumprido, mas nem todos são assim.

Por isso, com as férias se aproximando, quero que pelo menos esses 20 dias de descanso seja para nós curtirmos cada segundinho. Não que os outros não sejam, mas esses serão sem compromissos e sem obrigações.

Acho super importante mostrarmos para as crianças que as férias é um momento de muita diversão e um momento de aprendizado. Um aprendizado fora da escola. Um aprendizado com a família. Um momento de acompanharmos integralmente seu crescimento e nos conectarmos com novas experiências.

Momento de mostrar pra ela que que estou sempre ligada nos seus desejos e interesses e que sim, vamos fazer uma viagem de gente grande e sim, ela vai nos acompanhar em todos os momentos e quando o dia inteiro não for reservado para ela, pelo menos uma parte do dia será.

Hoje comecei a planejar nosso roteiro. Planejei alguns passeios exclusivamente pra ela. Quero mostrar pra Bela uma nova cultura. Mostrar que existem lugares desconhecidos que podem se tornar mágicos.

Mas sabemos que na nossa realidade, nem todo mundo pode tirar férias e muito menos viajar.

Além do cansaço ser um agravante.

Mas o que importa nas  é a qualidade do tempo em que passamos com elas e a atenção que disponibilizamos.

Se não podemos viajar pra outro lugar, porque não viajar no mundo dos livros e histórias com elas?

Se não podemos pagar um parque, porque não ir no parquinho da pracinha?

Porque não colocarmos eles para dormir e ouvir sobre seu dia…sem correria…com calma.

Vamos pensar nisso e tornar ainda mais intenso esses momentos, aproveitando que de melhor as férias tem a nos oferecer. E assim, voltar delas com a sensação de dever cumprido.

Deixe um comentário