O desfralde – Parte 1 – Início

Oi gente….

E o grande dia chegou….hoje é o último dia da Bela de fralda. Amanhã daremos início ao processo de desfralde, ou melhor, hoje já começamos os preparativos.

Hoje eu entendo porque eu não tenho pressa de fazer as coisas com a Bela. Bela ainda chupa chupeta, ainda usa fralda (até hoje só rs), Bela ainda dorme no berço.

Quero fazer tudo no tempo dela. Quando acho que ela está preparada e quando vejo que a vontade partiu dela…aí sim é hora de iniciarmos uma nova fase.

Mas o processo vai além disso. Eu também preciso estar preparada. Cada nova etapa é um marco…é como se fosse uma linha imaginária que define mais uma etapa cumprida no desenvolvimento dela. O que me deixa muito feliz, mas também com aquela sensação de que meu bebê (que não é mais bebê…mas pra mim será sempre meu bebê rs…) está crescendo. E crescendo rápido demais.

Ontem fui chamada na escolinha para conversar sobre o desfralde. E optei por não pesquisar muito na internet sobre o assunto e seguir somente o meu instinto e as orientações da escola, que será a nossa maior aliada e parceira nesse processo. Às vezes, excesso de informação nos deixa mais confusas e acabamos metendo os pés pelas mãos.

Primeiro me orientaram a sair hoje com a Bela para comprar calcinha. Deixar ela escolher, para incentivar esse momento, já explicando que ela é uma mocinha e não precisará mais usar fralda. E segui à risca. Hoje saímos super serelepe e nem preciso dizer que ela escolheu a calcinha da Frozen né? rs. E mais que isso….saiu da loja agarrada com a calcinha.

calcinha

O segundo passo é conversar hoje com ela, explicando que amanhã ela não estará mais de fralda e que ao acordar vamos dar tchau pra fraldinha.

Amanhã faremos o ritual de se despedir da fraldinha (parece estranho né? mas quem é mãe entende rs) e agora só a noite. O desfralde noturno começa mais pra frente.

A escolinha optou por começar o desfralde da Bela com um grupo de 3 crianças. Assim uma incentiva a outra. O que achei bem legal.

Outra dica legal, é quem tiver oportunidade, começar o desfralde pelo redutor de assento, direto no vaso, pois passar do penico para o vaso será outra adaptação.

Penico6

Troninho Fisher Price

Nós aqui em casa compramos o troninho da Fisher Pricepois achamos o mais completo. Ele serve de troninho, onde a criança faz as necessidades e uma musiquinha começa a tocar e serve também para você acoplar no vaso.

troninho fisher price

Se você for optar pelo troninho, ele deve estar sempre no banheiro e nunca em outros cômodos da casa. Assim a criança já terá o banheiro como referência para tudo que envolve a higiene dela.

E se o processo de desfralde estiver complicado, uma dica legal é colocar uma cartolina na parede do banheiro para sempre que a criança fizer as necessidades, colar um adesivo.

E nunca podemos nos esquecer que nessa fase precisamos além de perguntar a cada 10 minutos se eles querem ir no banheiro, levar a cada dez minutos.

E nunca…..nunca brigar se fizer xixi na calça. Temos sempre nos mostrar compreensivas e disponíveis a ajudá-los

Agora, nossas saídas que já eram complicadas, ficarão mais ainda rs. Mas estou ansiosa e empolgada para essa nova fase e vou relatando aqui cada fase do processo.

E você? Como fez o desfralde do seu pequeno?

compartilhe aqui suas dicas.

Deixe um comentário