Os meus maiores medos na gravidez

Quando engravidamos, principalmente se for a primeira gravidez, uma enxurrada de dúvidas tomam conta da gente.

Aí o que acontece? Corremos pra onde? Dr. GOOGLE é claro (sim…temos um obstetra, mas sempre apelamos para o GOOGLE para tirarmos nossas dúvidas, é ou não é verdade?) e aí já era. Uma notícia puxa a outra, e você começa a ver as coisas mais bizarras da face da terra, e o pior….você começa a sentir todas aquelas coisas que você cismou que tem…mas em 90% dos casos não tem.

Se você está grávida ou já esteve, provavelmente deu aquele sorrisinho pois SABE que fez exatamente isso…Confessa vai!. Se pretende engravidar, você pode ser um SER HUMANO normal e não passar por essa fase. O que eu duvido, pois junto com o bebê vem as neuras…tipo Sandy e Junior….sempre juntos.

Bem, comigo as neuras começaram no BETA. Isabela tinha 2 semanas de vida e eu já comecei com as neuras…mal eu sabia que as neuras depois do nascimento dela só iam piorar. Mas voltando…

Qual foi a primeira coisa que fiz quando eu recebi o beta de 118? Já joguei no google: “Beta 118 é bom?!.” …Olha o nível que chega a pessoa nervosa com o POSITIVO.

Pra quê, gente…me diz? Uma pergunta totalmente vaga…mas enfim….eu vi todas as respostas que vocês possam imaginar em 5 minutos. Naveguei de uma gravidez de gêmeos em um site que falava que esse BETA era alto até uma gravidez ectópica em que falava que era um BETA muito baixo.

Aí começam os cálculos da data da última menstruação, e aí você começa a sentir TODOS os sintomas que leu na internet…..e o ciclo não para.

Esse foi só o início…depois disso vem as dúvidas: posso comer canela? posso fazer sexo na gravidez? Meu stress pode fazer mau pro bebê?

Enfim…eu poderia listar aqui zilhões de medos que eu tinha…mas vou citar aqui só os principais…pra ajudar as mamães e futuras mamães com alguns esclarecimentos e além disso….a se acharem normal rs. Pois podem ter certeza….quase todas passam por isso.

1 – Posso sofrer um aborto do nada?

Acho que esse é um dos principais medos das gestantes. Quando meu obstetra pediu pra eu não contar pra ninguém antes dos 3 meses eu dei uma surtada…pois TODO MUNDO já sabia.

A maioria dos abortos naturais acontecem no primeiro trimestre da gravidez e em 20% das mulheres. Ou seja, a grande maioria das gestações evoluem sem nenhum tipo de problema.

Ah e outra coisa. Já foi comprovado que a maioria dos abortos naturais acontecem pela má formação do feto e não por algum comportamento da mãe.

Portanto, siga sua gravidez de forma saudável e se por acaso você passou por um aborto…não se culpe de maneira alguma.

2 – Posso fazer sexo na gravidez?

Por mais que o obstetra me falasse que SIM…pode fazer sem problemas, eu achava meio surreal. E lá fui eu para o Dr. GOOGLE e vi que se a gravidez é saudável…realmente pode…sem problemas.

Algumas mulheres tem mais vontade. Outras menos. As alterações hormonais são muitas. Faça quando tiver vontade.

3 – Tenho estado muito estressada. Pode fazer mal para o bebê?

Nossa…Como me estressei na gravidez da Bela e da Marina!!! Além das alterações hormonais tinha a pressão do trabalho. Precisei ser afastada algumas vezes, mas de acordo com o obstetra, o afastamento é mais para o meu bem estar.

O estresse isolado não faz mal para o bebê. Mas é claro que se vier acompanhado de uma alteração na pressão por ex. é bom ter cuidados especiais.

4 – Tenho vomitado muito. Será que o bebê tem recebido todos os nutrientes?

Meu Deus….só de lembrar da gravidez da Marina fico arrepiada. Diferente da gravidez da Bela passei muto mal. Lembro até hoje um dia que fui vomitando de casa até o hospital sem parar e lá tive que ficar para tomar soro.

Ficava desesperada em não estar alimentando a Marina o suficiente.

Mas o fato é que quando os vômitos acontecem no primeiro trimestre, não há relação com o feto.

É claro que se a gestante estiver emagrecendo muito precisará de um tratamento especial. Mas fora isso, não precisa de neuras.

5 – Vou dar conta de ser mãe?

Engraçado que na primeira gravidez eu nunca tive essa dúvida. Eu sabia que daria conta. Isabela foi muito planejada. Meu sonho sempre foi ser mãe. Sabia que ia dar conta do recado e NUNCA tive dúvida.

Mas a com a vinda da Marina eu realmente fui pega de surpresa. Esse medo bateu aqui sim…confesso. Será que eu ia conseguir dar conta de ser mãe de duas?

Sempre damos conta gente. Aos trancos e barrancos. Errando e acertando. Se você é uma mãe zelosa e amorosa….você está no caminho certo.

O resto…o tempo nos ensina.

Siga o @encontrodemamaes no instagram e vamos bater um papo sobre gravidez.

Deixe um comentário